2011/01/02

A Costa do Marfim ou as vicissitudes da política

 Laurent Gbagbo e Alassane Ouattara (27/11/2010)

          Durante a segunda volta da eleição presidencial na Costa do Marfim, no 28 de Novembro do ano transacto, Alassane Ouattara terá recolhido 54,1% dos sufrágios, contra os 45,9% do presidente em exercício Laurent Gbagbo, segundo a comissão eleitoral independente. Pouco tempo após a proclamação da vitória do candidato da oposição, o presidente do Conselho constitucional, Paul YaoN’Dré, próximo de Gbagbo, invalidou a eleição. O campo de Gbagbo recorrera ao Conselho para conseguir a anulação de votas “fraudulentos” no norte do país, região controlada por ex-rebeldes desde 2002, e assim ser reconduzido no seu cargo. Contudo, a comunidade internacional, encabeçada pela ONU, Estados Unidos e França, reconhece a eleição de Ouattara, antigo primeiro-ministro (1990-1993) e antigo director geral adjunto do FMI (1994-1999).

Laurent Gbagbo antes da derrota nas eleições presidenciais de 1990 que opunham a Félix Houphouët-Boigny (in Afrique(s), une autre histoire du 20e siècle, acte 4)


            A Costa do Marfim encontra-se novamente num impasse após décadas de unipartidarismo sob a égide de Félix Houphouët-Boigny. O poder pessoal, outrora apontado e combatido por Gbagbo quando integrava a oposição, vigora mais uma vez. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades…

Sem comentários:

Enviar um comentário